sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Óleo de Cártamo

O Óleo de Cártamo é um suplemento alimentar que auxilia no combate a obesidade, contribuindo na manutenção de uma boa forma física, porém, difere de medicamento e não substitui tratamento médico. Existe um certo sensacionalismo nas informações que encontramos nas pesquisas, mas pelo menos temos um produto registrado na ANVISA para maior segurança do consumidor. O que não autoriza os fabricantes a divulgarem como fitoterápico para tratamento. As informações que seguem se assemelham as mais divulgadas pela Internet e oferecemos aqui uma fonte:
http://www.sabetudo.net/oleo-de-cartamo-emagrece-efeitos-colaterais-beneficios-e-registro-anvisa.html

Óleo de Cártamo Emagrece? Efeitos Colaterais Benefícios e Registro Anvisa
Em Busca de Um Corpo Perfeito e Saudável, Longe de Drogas, a Natureza sabe cuidar de você.
O óleo de Cártamo é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade e realmente por ser um acelerador metabólico ele emagrece.
Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura, ótimo para quer desejar emagrecer e buscar um corpo perfeito sem gorduras localizadas.

O estudo "Effects of dietary coconut oil, Butter and Safflower Oil on Plasma lipids, Lipoproteins and Lathosterol levels" , realizado na Nova Zelândia, em 1998 demonstrou que a ingestão do óleo de cártamo reduz os níveis séricos de LDL-colesterol, além de todos os outros benefícios citados acima. Porém para fazer uso desta e de outras substâncias para ajudar no seu emagrecimento você deve consultar-se com seu nutricionista.
Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica).

A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, a pessoa engorda você pode evitar esse transtorno com o óleo e emagrecer de forma saudável. Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura. Logo mais você vai saber dos efeitos colaterais.

Óleo de Cártamo (Carthamus tinctorius L. é altamente ramificada, herbáceas, cardo-como anuais, geralmente com muitos espinhos acentuada nas folhas. As plantas são de 30 e 150 cm de altura com flores globulares cabeças e comumente, brilhante amarelo, laranja ou vermelho flores que florescem no mês de Julho. Cada ramo normalmente irá ter a partir de uma flor de cinco cabeças contendo 15 a 20 sementes por cabeça.
Cártamo tem uma forte raiz ereta que lhe permite prosperar em climas secos, mas a planta é muito suscetível à geada lesão de tronco alongamento à maturidade.

Usos
Tradicionalmente, a cultura foi cultivada por suas sementes, e utilizados para coloração e aromatização alimentos, de medicamentos, e que torna vermelho (carthamin) e corantes amarelo, especialmente antes de mais barato anilina corantes tornou disponível. Durante os últimos cinqüenta anos ou mais, a planta foi cultivada principalmente para os óleos vegetais extraídos de suas sementes. Em Abril de 2007, foi comunicado que geneticamente modificados óleo cártamo, foi criado para criar insulina.

Óleo de Cártamo é insípido e incolor, e nutricionalmente similares ao óleo de girassol. É usado principalmente como um óleo de cozinha, em molho para salada, e para a produção de margarina. Também pode ser tomado como um suplemento nutricional. INCI nomenclatura é Carthamus tinctorius.
Cártamo flores são por vezes utilizados na cozinha como um substituto mais barato para o açafrão, e são, portanto, por vezes referido como “açafrão bastardo”. Cártamo sementes também é muito comumente utilizado como uma alternativa ao girassol sementes em birdfeeders, como esquilos não gostam do sabor dela.

O uso do Óleo de Cártamo tem produzido aumento na massa corporal magra, diminuição do acúmulo de gorduras e tem um papel importante no crescimento muscular. Existem evidências de que o Óleo de Cártamo inibe o mecanismo que leva o nosso corpo a acumular gordura e faz com que ele use nossas reservas de gordura como fonte de energia.
A suplementação com Óleo de Cártamo produz efeitos tantos em pessoas sedentárias como naquelas que praticam atividades físicas, mas pesquisas sugerem que o Óleo de Cártamo é mais eficiente na redução da gordura daqueles que praticam atividades físicas, sejam elas aeróbicas ou anaeróbicas (musculação). NÃO CONTÉM GLÚTEN

Óleo de Cártamo – Suplemento natural auxiliar nos seguintes benefícios:
•Acelerador Metabólico (Ajuda a emagrecer)
•Inibidor natural da LPL* (enzima *Lipase Lipoprotéica responsável pelo aumento das células de gordura no corpo).
•Promove Lipase obrigando o corpo a usar sua própria gordura como fonte de energia.
•Acelera o Metabolismo e promove uma maior combustão da Gordura.
•Ajuda na diluição dos Lipídeos, redução da Celulite e da Gordura Localizada.
•Diminui as taxas de Colesterol, potencializa o sistema imunológico e tem propriedades anti-inflamatórias.
Sugestão de Uso Óleo de Cártamo
Você deve ingerir uma cápsula duas vezes ao dia, meia hora antes das refeições. "O óleo de cártamo ajuda a acelerar o processo de emagrecimento e tonificação muscular, devendo acompanhar uma dieta associada à exercícios (alongamentos) ou caminhadas diárias de 30 minutos".

Recomendação do Óleo de Cártamo
Crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de qualquer enfermidade, devem consultar o médico ou nutricionista, antes de consumir o produto, não compre esse óleo sem registro da ANVISA. Embora é um Fitoterápico mais é de obrigação ter registro.

ANVISA – Compre com Segurança ANVISA esclarece
O óleo de cártamo é um óleo vegetal com registro obrigatório junto à Anvisa, sendo enquadrado na categoria de Novos Alimentos ou Ingredientes. Essa categoria abrange alimentos sem tradição de consumo no país, alimentos contendo substâncias já consumidas e que entretanto venham a ser adicionadas ou utilizadas em níveis muito superiores aos atualmente observados nos alimentos que compõem uma dieta regular e alimentos apresentados nas formas de cápsulas, comprimidos, tabletes e outros similares.
O Óleo de Cártamo não possui Ácido Linoléico Conjugado (CLA) em sua composição. No entanto, esse óleo é uma matéria-prima utilizada para produção sintética de CLA devido à quantidade elevada de ácido linoléico (ômega 6).

Orientação de consumo
As informações sobre o lote e o prazo de validade constam do rótulo dos produtos. O consumidor que tiver adquirido algum dos produtos cujos lotes estão interditados não deve consumi-lo.
Em caso de sintomas inesperados, o consumidor deve procurar orientação médica. Mais informações pode ser obtidas por meio da Ouvidoria da Anvisa, pelo e-mail: ouvidoria@anvisa.gov.br.


EXISTEM EFEITOS COLATERAIS?
Há uma minoria de relatos de possíveis efeitos adversos, principalmente em ratos. Os efeitos colaterais encontrados em humanos, como a resistência periférica à insulina, estão relacionados a altas dosagens.

Nome científico: Carthamus tinctorius L.
Nome Comum: Cártamo
Região de Plantio: Em vários continentes
Óleo de Cártamo (Carthamus Tinctorius)

Recomenda-se comprar frasco de 120 Capsulas de 1000mg menos que isso seu efeito é lento

Nenhum comentário: