Loading...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Heráclito de Éfeso (Éfeso, aprox. 540 a.C. - 470


Heráclito de Éfeso (Éfeso, aprox. 540 a.C. - 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "pai da dialéctica". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares.

Na Vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (panta rei) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda.

De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas
Se você perguntasse a ele o conceito de mundo, ele responderia fluxo. Ele afirmaria que tudo está em um estado de mudança, nada existe de estático no mundo. Poderíamos de dizer que desta forma seria o caos. Heráclito responderia a você; "É QUE TODAS AS COISAS ACONTECEM DE ACORDO COM LOGOS". ELE DIRIA;" NO MUNDO ,HÁ UM RACIOCÍNIO ,UMA MENTE OPERANTE; ESSA MENTE É DEUS(LOGOS),O LOGOS DE DEUS;É ESSE LOGOS QUE FAZ UM MUNDO UM COSMOS ORDENADO E NÃO UM CAOS".

Nenhum comentário: